segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PLANEJAMENTO ANUAL

ESCOLA  ESTADUAL   PROF   DAVID     PROCÓPIO

PLANEJAMENTO ANUAL DO 1º ANO ENSINO MÉDIO

Área de empregabilidade: Gestão e empreendedorismo

Professora: Anita Mattos

 Objetivos gerais:

 Possibilitar o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e empreendedoras dos alunos, na vida social e no trabalho.
Refletir sobre o campo dos negócios, tendo em vista diversas  atividades econômicas.
Preparar os alunos para a vida social cotidiana, contribuindo para alavancar  processos de igualdade social, para o compartilhamento do conhecimento e para o favorecimento de processos de aprendizagem.

TÓPICO
HABILIDADES
PRÁTICA /  AVALIAÇÃO
1ºBIM
2ºBIM
3ºBIM
4ºBIM

 TÓPICO 1
Identificação de oportunidades de negócios.


1.Compreender que todo negócio deve atender às necessidades de consumidores, mediante oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar. Portanto, a fórmula mais direta para identificar oportunidades de negócio e procurar necessidades que não estejam sendo satisfeitas e desenvolver os produtos ou serviços para satisfazê-las, a um custo que os consumidores estejam dispostos a pagar.

Identificar algumas oportunidades de negócios em nossa cidade







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TÓPICO 2
Características dos empreendedores.


2. Reconhecer a Iniciativa, perseverança,   coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade ,rede de contatos e liderança como as principais características de um empreendedor.
 Convites a empreendedores para fazerem seminários com relatos de suas  experiências.

 Relatórios dos  seminários destacando
os aspectos mais  relevantes das  apresentações dos  empreendedores.



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TÓPICO  3

Análise prévia de empreendimentos.

3. Analisar, através de observação as características do mercado, no qual sua empresa atua ou pretende atuar.
Reconhecer  os potenciais clientes, fornecedores e concorrentes .

Ao final deste período,  espera-se que os alunos tenham já  definido um negócio hipotético que será  base para as  atividades práticas dos
dois próximos anos.


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TÓPICO 4

Processo de criação de novas  empresas.
4. Identificar as etapas para a criação de uma empresa :  ser empreendedor, identificar oportunidade de negócio,  análise dos riscos,     definição do negócio, plano de negócio, negociação, instalação e formalização, operacionalização e estratégia competitiva.
Com base neste  negócio, uma série de planilhas serão  preenchidas, que  culminarão em um plano de negócios.

O negócio hipotético  será definido em princípio em pequenos  grupos, mas pode ser  feito individualmente.





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TÓPICO 5
Elaborar um plano de negócios.
5. Saber elaborar um plano de negócio com objetivo de estruturar as  principais ideias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à
viabilidade da empresa a ser criada.
Elaborar um plano de negócio.




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TÓPICO 6

Pesquisa de mercado para subsidiar as
previsões de vendas.


6. Pesquisar as previsões de vendas levando-se em conta a necessidade de receita da empresa, a diversificação de produtos/serviços e os respectivos preços de venda, a capacidade de
produção da empresa e do potencial de consumo do mercado em geral, da região e dos clientes.

Pesquisar as previsões de vendas do produto da empresa do plano de negócio de cada grupo de alunos.







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TÓPICO 7


Estudo prévio para subsidiar as previsões de custos e de despesas.


7. Calcular as previsões  dos custos e das despesas da empresa.

7.1 Determinar o ponto de equilíbrio do seu negócio (quando a soma dos custos e das despesas é igual ao faturamento das vendas), ou seja, você não estará tendo lucro, mas também não estará tendo prejuízo.
Calcular as previsões  dos custos e das despesas de uma  empresa hipotética.



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TÓPICO 8


Captação de recursos de investidores.


8. Convencer potenciais investidores , através de um bom plano de negócios. Estatísticas, pesquisas, comparações com a concorrência são informações fundamentais nesse sentido.
Simular situações  de empreendedores e investidores na análise da viabilidade de investir em um negócio hipotético.


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TÓPICO 9


Tipos de investidores
9. Reconhecer os vários tipos de  investidores: bancos, governos, grupos privados.
Pesquisar na internet ou nos bancos da cidade as possíveis formas de financiamentos para a criação de uma empresa

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 TÓPICO 10

Análise de viabilidade de uso de capital próprio
10. Analisar as vantagens e as desvantagens da utilização do capital próprio
Analisar as vantagens e as desvantagens da utilização do capital próprio


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Um comentário:

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